"Honrar a vida"

11-07-2022

Como estimular a consciência social colectiva e influenciar o poder de decisão individual, a escolher a opção de evolução?

A todos foi dado o livre arbítrio para escolher de que forma quer viver a sua vida. Mas até que ponto poderíamos conseguir despertar e influenciar os indivíduos a escolherem a forma mais positiva e que contribuí para a evolução colectiva?

Existem sociedades em que por exemplo os conceitos de corrupção e vandalismo não fazem sentido, ou seja, não reconhecem o seu significado. Isto não quer dizer que não exista, mas sim, que a sua expressão na sociedade é tão diminuta, que nem causam qualquer impacto. Como explicar isto?

Principalmente quando comparado com sociedades onde a corrupção e o vandalismo são o mote da conduta diária? Porquê que em uma sociedade os indivíduos optaram pela escolha positiva, contribuindo assim para a evolução colectiva e porquê que em outra sociedade os indivíduos continuam a escolher a forma menos positiva, preferem não contribuir para o colectivo? E são estes mesmos indivíduos que maldizem o estado das suas vidas, os governos, a conjectura e tudo o mais, sem quererem reclamar para si mesmos a responsabilidade de actuarem e resgatarem o próprio poder e controlo sobre as suas vidas, honrando assim a sua existência? 

A educação tem um grande peso sobre esta decisão. A forma como cada um é educado, as crenças que lhe são transmitidas, os dogmas, moldam desde cedo o indivíduo, limitando e destruindo a sua ambição e opção por evoluir ou não. Mas o certo é que todos temos a opção de quebrar os ciclos negativos transmitidos de geração em geração - e tantos o já fizeram e tantos outros ainda fazem - e optar viver de forma mais positiva, evoluir e contribuir para a evolução colectiva.

Todos temos a responsabilidade de honrar a vida que nos foi dada e o que importa não é onde se começa, mas sim, onde se chega. Optar por querer o melhor para nós, para os nossos e para os que nos rodeiam, deveria só por si ser o motivo instigador.

Afinal, a maior tragédia Humana não será a falta de consciência em honrar e dar significado à sua própria existência?...